O MEU BLOG...

Olá,
criei este blog como forma de ir apresentando o meu dia a dia e daqueles que me são mais próximos, como também apresentar comentários aos mais variados temas da actualidade.

Espero que gostem e podem comentar á vontade :)

Bjins Obrigada

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mangostão


Conhecem este fruto?
"Umas das frutas tropicais mais apreciadas, e certamente uma das mais estimadas. O Mangostão é bastante conhecido nos países produtores. Tem a sua origem nas florestas húmidas do sudoeste asiático, e está hoje difundido também América do sul -Brasil. É utilizado principalmente como fruto fresco, e o fruto integral é a maior fonte de xantonas conhecida. Isto confere-lhe propriedades terapêuticas extraordinárias. É cada vez mais valorizado pelas suas qualidades na medicina naturopata. Chega-nos sob a forma de sumo o qual nos transmite todos os inúmeros benefícios.

O mangostão tem sido usado pela medicina aiurvédica e valorizado pelas suas qualidades medicinais.

A casca do mangostão, que representa quase 70% do peso do fruto, apresenta na sua composição uma classe de substâncias, conhecida como xantonas, que tem despertado grande interesse nas indústrias alimentar e farmacêutica. Essas substâncias possuem um alto poder antioxidante e agem no organismo humano, trazendo benefícios à saúde.
Na casca do mangostão, são encontradas inúmeras xantonas, de entre as quais a "mangostinone". Em decorrência dessa característica, o mangostão tem sido aproveitado integralmente, e diversos produtos são encontrados contendo o sumo de mangostão, no qual o produto é obtido a partir da trituração do fruto com todas as suas partes (casca, polpa e sementes).

Igualmente a casca tem acido tanino.

Desde à séculos, o uso primário e tradicional do mangostão na medicina tem sido o tratamento de problemas do sistema digestivo (diarreia, disenteria) ou ainda tratamentos de problemas com a pele.

Para fazer compota, as sementes são fervidas com igual quantidade de açúcar e alguns gomos de polpa durante 15 a 20 minutos e então vertido em jarros de vidro.

A casca do mangostão, ou o látex tem também sido utilizados desde à séculos como corantes naturais da seda por exemplo. Menciona-se este facto pois deve ter-se cuidado na manipulação mantendo-o afastado de roupas. Pode manchar tal como colorar as mãos durante algum tempo."





*pH
O pH do mangostão é bastante baixo. Por si só contribuiria para um sabor amargo, mas é compensado pelo elevado conteúdo em açúcares. Esta é a razão da sua popularidade e explica porque o fruto fresco é tão intenso em sabor.

**Glucose
Valor calculado usando um refractometro. Valor alto que reflecte o elevado conteúdo em açucares.

***Potássio
Um dos nutrientes que fazem deste fruto uma excelente fonte deste importante elemento. O potássio desempenha um papel vital na energia e saúde do coração.

VENDAS:


Este sumo que dizem ter inúmeros beneficíos para a saúde humana, devido á presença de xantonas e outros elementos na sua composição, vendido por alguns representantes em garrafas iguais a esta. Éxistem defensores deste sumo, mas dizem que não substitui os comprimidos e idas aos médicos, é mais um complemento.

Comprei através de uma colega para a minha mãe que sofre de fibromialgia e artrite reumatóide. Vamos ver se pelo menos diminui as dores diárias que ela tem. Depois dou feedback.

kiss*

Sem comentários: